‘A FÉ NO INVISÍVEL’
ALE-RR aborda transformação espiritual e diversidade religiosa em novo documentário da TV Assembleia

Documentário mescla religiosidade e mudança pessoal promovida pela fé – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

Nesta segunda-feira (24), a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lança o documentário “A fé no invisível – encontros e transformações pela crença”, produção que apresenta histórias reais sobre a conexão entre pessoas e religião. O filme será veiculado na TV Assembleia (canal 57.3), às 13h30, bem como estará disponível no catálogo do canal do parlamento roraimense no YouTube (@assembleiarr).

Com quase um mês de produção, o documentário da ALE-RR relata as histórias de seis personagens que abordam a própria transformação por meio da espiritualidade. Para tanto, o filme retrata a forte ligação de pessoas com as religiões católica, espírita, evangélica, candomblé, judaica e messiânica.

Um desses encontros de fé é da técnica em saúde bucal Andressa Marques. Iniciada no candomblé há quase três anos, ela se emocionou ao contar a mudança positiva a partir da crença na religião de matriz africana.

Andressa Marques frequenta há sete anos cerimônias do candomblé, tendo sido ‘iniciada’ há três – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

Meu primeiro contato foi bem por acaso. Venho de uma família evangélica, então já dá para imaginar a divergência que houve. Porém, quando conheci o candomblé, aquele vazio que havia em mim se preencheu por completo. Não busquei, eu me reencontrei, renasci para uma religião que é completa e magnificamente linda”, comentou Andressa em um dos trechos da produção.

A crença de Dona Antônia Gomes na religião evangélica também é retratada no documentário. A pastora de 65 anos abordou como o evangelho permeia os mais diversos campos da própria vida.

Antonia da Silva Gomes é pastora da Comunidade Congregacional do Avivamento Church – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

Hoje, após 32 anos como evangélica, posso dizer que foi um verdadeiro diferencial na minha vida. Transformou tudo: meu modo de viver, de falar, de ser, pois experimentei uma mudança sobrenatural e realmente extraordinária. Foi no meio do meu sofrimento, que encontrei Jesus. Ser cristã é essencial para mim”, disse a pastora.

A jornalista Marilena Freitas foi a produtora do documentário e acompanhou também as entrevistas com os seis personagens. Em meio às ricas pesquisas para produzir o filme, ela declarou o que mais chamou a atenção no trabalho jornalístico.

Jornalista Marilena Freitas pesquisou sobre manifestações religiosas em Roraima – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Roraima é um estado rico e plural quando o assunto é diversidade religiosa, chegando a ter mais templos [2.150] do que unidades de saúde. Foi uma experiência exitosa porque o testemunho de fé dos entrevistados mostrou que Deus é único, independentemente da forma e dos nomes que Ele recebe. Os relatos dessa fé no invisível, que mudou a trajetória de vida dos entrevistados, são inspiradores e mostram que a crença do outro deve ser respeitada e não criticada”, afirmou Marilena.

As entrevistas foram feitas pela jornalista Júlia Matos, que ressaltou como o poder da fé pode ser sentido em qualquer que seja a crença.

Jornalista Julia Matos contou como histórias de fé a emocionaram – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Aprendemos muito sobre cada religião, descobrindo como admirar esse sentimento invisível e imperceptível aos olhos, mas profundamente sentido. Cada história de fé, cada relato de milagre compartilhado, nos emocionou e nos conectou a esse sentimento único que vai além de palavras e se manifesta nas experiências pessoais de cada um”, destacou Júlia.

A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, relatou como surgiu a ideia da produção audiovisual e afirmou que a emoção vai falar mais alto para quem assistir ao filme.

Diretora da Rádio e TV, Camila Dall’Agnol afirmou que um dos objetivos da produção é combater preconceito religioso – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Este documentário nasceu com a intenção de mostrar a diversidade religiosa em nosso Estado, que muitas vezes passa despercebida. Nosso objetivo é apresentar, por meio de depoimentos, as histórias emocionantes de milagres e promessas, que certamente vão tocar muita gente e, quem sabe, provocar uma reflexão contra o preconceito”.

Catálogo de documentários

As produções audiovisuais da Assembleia Legislativa são conferidas, a qualquer momento, no canal do YouTube (@assembleiarr). Lá, a população tem acesso a mais de 60 documentários produzidos pela Casa Legislativa.

As produções aprofundam assuntos que possuem relevância social, econômica e cultural para Roraima e abordam temas, por exemplo, relacionados à questão indígena, mudanças climáticas, empreendedorismo, violência doméstica e contra idoso, produção agrícola e migrações.

Reportagem: Júlia Matos

Edição de texto: Camila Dall`Agnol

Produção: Marilena Freitas

Imagens: Claudinei Sampaio e Emakson Sarmento

Apoio Técnico: Josue García

Edição: Marcelo Fernandes

Diretor de Programação: Bruno Almeida

Revisão: Camila Dall`Agnol

Diretora de Televisão e Rádio: Camila Dall`Agnol

Superintendente de Comunicação: Sonia Lucia Nunes

Acesse o site https://www.youtube.com/@assembleiarr/playlists e veja a relação completa dos filmes por meio da playlist “Documentários TV Assembleia”.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Reprodução TV Assembleia/ Marley Lima/ Nonato Sousa